Prefeitura de Várzea do Poço apóia Movimento de Prefeitos em Salvador

Prefeitos mobilizados querem valorização dos municípios


Com uma comitiva composta pelo Prefeito Paulo José ,  pelo Presidente da Camara Legislativa  Sr. Carneiro , vereadores e secretários da prefeitura , Várzea do Poço se fez representar na cidade de Salvador durante o Movimento Nacional de Paralisação das Prefeituras.

Nesta sexta-feira,próxima passada, 11 de abril, a União dos Municípios da Bahia (UPB) apresentou a Carta Aberta dos Prefeitos do Estado da Bahia aos deputados, senadores e ao Governador do Estado. Nela, a entidade oficializa as reivindicações dos gestores debatidas ao longo do encontro com os parlamentares. Depois de chamar a atenção da sociedade sobre as dificuldades que atravessam os municípios brasileiros, a carta pede urgência na votação dos projetos de lei de interesse dos municípios. “A demora na votação tem contribuído para o agravamento das dificuldades financeiras que os municípios vem atravessando e que inclusive tem comprometido a execução de serviços públicos essenciais”, revela o documento.

Ao longo dos anos os municípios começaram a assumir mais atribuições, como as áreas de saúde e educação. Além disso, os repasses dos programas federais são subfinanciados pela União, pesando sobre o orçamento local. Como resultado dessa soma, os prefeitos têm carregado o Brasil nas costas.
Para os prefeitos, o que causa a crise é o orçamento: restos a pagar inscritos pela União, Emenda Constitucional 29 (financiamento da saúde), implantação do Piso Nacional do Magistério, Evolução dos gastos de pessoal, aumentos do salário mínimo e queda de arrecadação I(desonerações de IPI, CIDE e IR). O resultado é a deterioração do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
A campanha pela saúde financeira dos municípios começou em fevereiro (23, dia do municipalismo), dia 25 teve a mobilização em Brasília. Hoje, dia 11, ato simbólico de paralisação nas capitais federais e no dia 12 de maio a XVII Marcha a Brasília.


Nesse movimento os prefeitos querem o encontro de contas das dívidas previdenciárias, apreciação pelo STF da Lei 12.734/2012 com a redistribuição dos royalties de petróleo e gás, desonerações do IPI somente da parcela da União, reformulação da Lei Complementar 116/2003 do ISS, e o aumento de 2% do FPM.  Na Bahia cerca de 354 municípios dos 417 aderiram a paralisação.
DEPOIMENTOS – O prefeito de Iramaia, Antonio Rodrigues Caires informou que “todos os cinco itens da pauta prioritária são importantes, mas o aumento de 2% do FPM é o mais urgente, “porque falta dinheiro para pagar saúde, educação, saneamento básico. Meu município era 1.2 na receita. No último Censo nossa receita caiu para 0.8 e isso nos prejudicou muito, as dificuldades são grandes”.
Para a prefeita de Itaetê, Lenise Lopes Campos “o aumento de 2% do FPM e o encontro de contas das dívidas previdenciárias são dois pontos relevantes para meu município. A saúde não tem recursos e negociar os 22% do patronal de previdência é muito importante. Meu município recebe 1.0 na receita do FPM e é impossível cumprir com as obrigações sociais com pouco recurso. Essa conta não fecha”, disse.
Para o Prefeito de Várzea do Poço, Paulo José o indice de 0.6 que a prefeitura recebe é insuficiente para cobrir custos , principalmente na  infraestrutura , saneamento básico e na área da saúde , um dos setores mais prejudicados.Essas reivindicações são justas e necessárias.Ou então será o fim dos municípios, completa Paulo José.


Fonte : UPB / Assessoria de Comunicação da PMVP
Fotos : Nelton , Chipeu e arquivo UPB .
Prefeitura de Várzea do Poço apóia Movimento de Prefeitos em Salvador Prefeitura de Várzea do Poço apóia Movimento de Prefeitos em Salvador Reviewed by Portal do Alto Alegre on 12.4.14 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.