Indianos visitam Pintadas para conhecer as práticas do projeto Adapta Sertão

 

Durante os dias 18 a 20 de agosto, uma delegação de Indianos representantes do banco de desenvolvimento rural NABARD conheceu as iniciativas de convivência com o semiárido que o Adapta Sertão desenvolve no Território de Identidade da Bacia do Jacuípe e seu entorno, no semiárido da Bahia.

O NABARD (National Bank for Agriculture and Rural Development, em português Banco Nacional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural), é  a principal instituição financeira de desenvolvimento rural do país. Vieram conhecer as metodologias de trabalho do Adapta  Sertão, em especial as formas de manejo da água através de tecnologias de irrigação e dessalinização, além da fomentação da agricultura familiar em condições climáticas adversas.  Os técnicos indianos ficaram muito interessados nos aspectos de sustentabilidade do projeto.
Foram realizadas visitas há a alguns agricultores e agricultoras beneficiados (as) pelo Adapta Sertão no município de Pintadas, onde foram demostradas as novas formas de trabalho  no campo e as ferramentas implementadas  pelo Projeto para garantir produção com sustentabilidade.

Os estrangeiros também conheceram alguns empreendimentos geridos pela cooperativa Ser do Sertão, como a agroindústria de produção de polpas de frutas  e a loja de ferramentas  agrícolas e rações.
Além das atividades de campo, foram realizados momentos de reunião para compartilhamentos de conhecimentos e realidades entre indianos e brasileiros, onde   foi apresentada a Rede Adapta Sertão e sua atuação com base no cooperativismo, as pesquisas sobre as mudanças climáticas na região e as dificuldades enfrentadas  para alcançar os objetivos do Projeto.

Esta foi a primeira comitiva de indianos, a segunda estará conhecendo as iniciativas do Adapta Sertão durante os dias 1° a 3 de setembro. Espera-se a partir de essa visita que possa haver um maior intercambio entre os dois países no campo de desenvolvimento da agricultura familiar. Fonte VR14
Indianos visitam Pintadas para conhecer as práticas do projeto Adapta Sertão Indianos visitam Pintadas para conhecer as práticas do projeto Adapta Sertão Reviewed by Portal do Alto Alegre on 24.8.14 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.