Secretaria de Agricultura de Várzea do Poço em parceria com a EBDA implantará Quintais Agroflorestais



A Prefeitura de Várzea do Poço através da Secretaria de Agricultura em parceria com a EBDA  - Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola , vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aqüicultura (Seagri) do Governo da Bahia estarão implantando o Programa da EBDA  Quintais Agroflorestais .

Quintais Agroflorestais são áreas destinadas ao policultivo de base agroecológica, cultivos alimentares e criação de animais domésticos, em estabelecimento familiar. É um sistema de produção diversificado, que evita a monocultura e favorece o aumento da biodiversidade além de proporcionar a recuperação e a retenção de água nos solos. Através da educação continuada e a implementação dos quintais produtivos, busca-se a produção de alimentos e o enfrentamento das intempéries climáticas, garantindo, assim, a segurança alimentar e a geração de renda para os beneficiários do programa.

Os Quintais Agroflorestais contemplarão os agricultores familiares  já cadastrados na Secretaria de Agricultura de Várzea do Poço e  que terão a oportunidade de produzir alimentos de qualidade  sem a utilização de agrotóxicos.


Essas ações visam aumentar o rendimento  das culturas  através da educação continuada.O plantio será feito em  área  de 1600 metros quadrados ( 40m x 40 m ) na propriedade dos agricultores familiares. A idéia é transformar essas áreas   dentro das propriedades  em agroflorestas, com a plantação de pés de frutas resistentes ao clima do semiárido como o umbuzeiro, o cajueiro e o abacaxi. Além de introduzir plantas nativas no local, a exemplo da palma  e lavouras anuais como feijão, andu , milho e macaxeira.
O Programa tem como objetivos:

Diversificar a produção;

  • Proteger o solo contra os efeitos erosivos da chuva, o que ameniza os processos de erosão, lixiviação e compactação dos solos;
  • Aumentar o material orgânico favorecendo a melhoria da estrutura do solo;
  • Aumentar a ciclagem e disponibilidade de nutrientes;
  • Conservar o meio ambiente, apesar da intensificação do uso da terra;
  • Melhorar a qualidade do alimento em função da não utilização de agrotóxicos;
  • Auxiliar na segurança Alimentar do rebanho
  • A EBDA distribuirá mudas para o plantio, juntamente com a entrega de kits de materiais que serão utilizados, tais como enxada, arame, madeira, regadores dentre outros   e  seus técnicos  acompanharão todo o projeto desde a implantação até a produção  junto aos agricultores familiares.


Assessoria de Comunicação da PMVP    Fotos arquivo EBDA
Secretaria de Agricultura de Várzea do Poço em parceria com a EBDA implantará Quintais Agroflorestais Secretaria de Agricultura de Várzea do Poço em parceria com a EBDA implantará Quintais Agroflorestais Reviewed by Portal do Alto Alegre on 9.9.14 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.