ADAPTA SERTÃO APLICA NOVAS TECNOLOGIAS DE REFLORESTAMENTO EM VÁRZEA DO POÇO

Novas tecnologias de reflorestamento são aplicadas  na Lajinha



A Prefeitura de Várzea do Poço através da Secretaria de Agricultura recebeu nessa manhã de 24/11 a equipe do Adapta Sertão e representantes internacionais da UNCCD - United Nations Convention to Combat Desertification e da World Resources Institute que vieram implantar novas tecnologias em reflorestamento da caatinga como primeiro passo na região de Várzea do Poço.O local experimental foi numa fazenda no povoado da Lajinha.



Com a presença dos senhores Dennis Garrity, membro da UNCCD - United Nations Convention to Combat Desertification ; Lars Laestadius e Chris Reij da World Resources Institute; do Dr. Marcelo Bastos , engenheiro agrônomo da Adapta Sertão ; do Sr. Gileno Sena , articulador da área norte do território do Jacuípe ; dos secretários de governo de Várzea do Poço Valter João dos Santos ( Careca ) da Agricultura e Di da Assistência Social , a equipe do Adapta Sertão iniciou os trabalhos de reflorestamento da caatinga.


Início da preparação para o plantio do reflorestamento 


Segundo o Sr. Gileno Sena é de suma importância que o agricultor familiar tenha consciência da necessidade de não mais desmatar e que faça o reflorestamento em sua propriedade. Ele é capaz, quando executado com eficiência, de recuperar áreas verdes com espécies nativas, melhorando ecossistemas degradados. O processo de reflorestamento é aplicado também em áreas de encostas com o objetivo de impedir deslizamentos de terras. Neste contexto, ele também é eficaz no combate à erosão do solo.


Sr. Gileno e um agricultor familiar


O Dr. Marcelo Bastos , engenheiro agrônomo do Adapta Sertão coordena todo o trabalho de reflorestamento da caatinga e da parte ambiental.A equipe presente da Adapta Sertão implantou uma tecnologia de plantio com prime gel Um produto retentor de água que deve ser incorporado ao solo , aumentando a capacidade de retenção da água e nutrientes , armazenando e liberando-os de forma gradativa para a planta.Uma das vantagens do uso do prime gel é a redução da taxa de mortalidade das mudas, redução na frequência de irrigação e disponibilizando água e nutrientes para as plantas aos poucos dentre outras vantagens.

Preparo do Gel Prime - 1 kilo para 300 litros de água

No entanto, a restauração dessas áreas degradadas exige cuidado e conhecimento técnico. Por isso, é importante estar atento a questões como: a utilização de mudas mais adequadas, levando em consideração o clima e o solo da região, o preparo correto da área que receberá novas árvores e a manutenção apropriada. O senhor Floriano de Oliveira da equipe do Adapta Sertão , é um agricultor familiar que acumula muitas experiências e conhecedor profundo no plantio e no reflorestamento sendo o responsável pelo planejamento e plantio das mudas de árvores nativas e sementes nesse projeto.

Sr. Floriano de Oliveira- responsável pelo planejamento e 
plantio das mudas no projeto de reflorestamento


Na fazenda da Lajinha foram plantadas para o reflorestamento mudas e sementes de : mulungú, sabíá , jatobá, pau ferro , copaíba , cajá nativo , canafístula , ubú , tamboril , feijão guandu e milho.

A garantia da qualidade de vida em nosso planeta está diretamente ligada à preservação florestal, pois são essas áreas verdes as responsáveis pela absorção do gás carbônico, pelo controle da degradação do solo e pela perda da biodiversidade.


ASCOM/Prefeitura Municipal de Várzea do Poço
Fotos e texto : Junior Perdigão
ADAPTA SERTÃO APLICA NOVAS TECNOLOGIAS DE REFLORESTAMENTO EM VÁRZEA DO POÇO ADAPTA SERTÃO APLICA NOVAS TECNOLOGIAS DE REFLORESTAMENTO EM VÁRZEA DO POÇO Reviewed by Portal do Alto Alegre on 25.11.14 Rating: 5

Um comentário:

  1. Rodrigo Borges26/11/14

    Primeiramente parabéns pelo texto, o milho e o feijão guandu não são nativos da caatinga, e não apresentam potencial para a recuperação de áreas degradadas e muito menos para serem utilizados no reflorestamento. Por isso gostaria de saber se realmente essas especies estão sendo utilizadas para esse fim ou se foi um equívoco?

    ResponderExcluir


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.