Começa 2ª etapa da vacinação contra febre aftosa na Bahia


A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa de 2014 começa neste sábado (1º) e vai até o dia 30 de novembro em toda a Bahia. Cerca de 4.315.718 bovinos e bubalinos com idade até 24 meses precisam ser vacinados. A meta da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), é ampliar cada vez mais a cobertura vacinal, mantendo a imunidade elevada do maior rebanho do nordeste, com 10.837.689 bovídeos existentes.

Nesta etapa, cerca de 6,5 milhões de cabeças com idade superior a 24 meses ficam isentas de serem vacinadas. Isso representa uma redução direta da ordem de mais de R$ 15 milhões para os criadores nos custos da produção da pecuária baiana.

No prazo de 15 dias após a aplicação da vacina, os criadores devem comparecer nas unidades da Adab, munidos da nota fiscal de compra, para declarar todo o rebanho de bovinos e bubalinos, por sexo e faixa etária. Os produtores que não possuem animais nesta faixa etária (isentos da vacinação), também estão obrigados a declarar e atualizar seu rebanho, evitando desta maneira sanções administrativas previstas em lei.

“Vacine e declare todo o rebanho. Não perca os prazos e datas limites, evitando assim as multas e penalidades”, concluiu o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, ao reforçar que a febre aftosa é uma doença altamente contagiosa entre os bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos.

Informações: Ascom Adab
Começa 2ª etapa da vacinação contra febre aftosa na Bahia Começa 2ª etapa da vacinação contra febre aftosa na Bahia Reviewed by Portal do Alto Alegre on 1.11.14 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.