Futebol amador ganha destaque em audiência na Comissão de Esporte


Desportistas de vários municípios, prefeitos, vereadores e imprensa do interior do Estado participaram na manhã desta quarta-feira (12) da audiência pública sobre as copas de futebol amador. Proposto pela deputada estadual Neusa Cadore (PT), o evento aconteceu na reunião da Comissão de Esporte da Assembleia Legislativa Bahia. 

"A gente quer dar visibilidade a magnitude dessas copas, sensibilizar o Governo do Estado para garantir um maior orçamento para fortalecer essa política pública", afirmou Neusa que reiterou a necessidade de ampliação dos investimentos. "Temos que ampliar ainda mais os investimentos no esporte para continuar gerando mais renda e oportunidade para nossa juventude. Essas copas movimentam a economia e ajudam a transformar a vida das pessoas", defendeu Neusa.


A petista também destacou e parabenizou a terceira edição da Capa Jacuípe que este ano foi coordenada pelo Consórcio Público da Bacia do Jacuípe. "Quero parabenizar o Consórcio pela organização e por realizar uma competição com tanta intensidade e repercussões positivas", ressaltou a deputada.


O deputado Bobô (PCdoB), presidente do Colegiado, lembrou o inicio dos investimos nas copas, destacando a iniciativa da deputada Fátima Nunes (PT) e também da deputada Neusa. "Fico feliz de ver o resultado dentro e fora do campo, com jogadores e árbitros sendo revelados. Sem dúvida é importante que essas copas ganhem mais investimentos", disse o parlamentar. 


Para Sinval Vieira, Coordenador de Excelência da Superintendência de Desportos da Bahia (SUDESB), a capacitação é uma das ações mais importantes desses eventos. "A SUDESB fez muito, mas um dos trabalhos mais relevantes é a capacitação, ou seja, preparar as pessoas para fazer esportes. Com esse trabalho muitos tiveram o seu primeiro emprego", afirmou Vieira. 


O Secretário Executivo do Consórcio e ex-prefeito de Pintadas, Valcyr Rios, falou sobre a experiência na realização da Copa Jacuípe e apresentou números da competição. "Essa é uma das ações prioritárias do Consórcio que mobilizou a microrregião, contou com a participação de 418 atletas inscritos, 16 seleções de 15 municípios e contou com a cobertura de 10 rádios e sites da região", informou Valcyr. 


Os vereadores Ril de Beto (Quixabeira) e Danilo Sales (Várzea da Roça) defenderam a necessidade de maior investimentos nos pequenos municípios para ampliar os equipamentos esportivos. Já Iury Siqueira e Ednei Nascimento, da organização da Copa Jacuípe, ressaltaram a experiência socioeducativa do evento, mas relataram as dificuldades do futebol amador, citaram a precariedade de muitos estádios e a necessidade de capacitar gestores e ter recurso disponível nas secretárias municipais. 


A audiência contou ainda com a participação de Nei Santos, Assessor Técnico da SUDESB, Ricardo Marcelo da UPB, dos prefeitos Paulo de José (Várzea do Poço), Pedro Lima (Baixa Grande) e Eliezer Costa (Quixabeira) presidente do Consórcio Bacia do Jacuípe, entre outros gestores e lideranças.

Lino Filho - Ascom Neusa Cadore
Futebol amador ganha destaque em audiência na Comissão de Esporte Futebol amador ganha destaque em audiência na Comissão de Esporte Reviewed by Portal do Alto Alegre on 13.8.15 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.