FESTIVAL CANTO DO JACUÍPE CELEBRARÁ PRODUÇÃO MUSICAL NA BAHIA

Nos dias 12 e 13 de dezembro, será realizado 1º Festival de Música Canto do Jacuípe, evento realizado pelo Consórcio Jacuípe em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

O Festival será realizado em Pintadas, no território de identidade Bacia do Jacuípe, e promoverá a produção musical de 16 municípios da região, visando potencializar, desenvolver e difunde o ciclo produtivo e criativo da musicalidade do Território em toda a sua diversidade.

As inscrições já podem ser realizadas na Secretaria de Cultura de Várzea do Poço com Ciomária Alves Coordenadora de Cultura e Arte Educadora e com Cintia Alves professora e Arte Educadora da Bacia do Jacuípe.

Contatos para mais informações:

Ciomária Alves (074) 99963 - 8335     

Cintia Alves (074) 99978 - 6622


O Festival reunirá compositores, intérpretes músicos, artistas, estudiosos da cultura, escritores e mestres populares da microrregião através da promoção, fomento e valorização de suas criações e produções. O evento apresentará músicas inéditas com uma roupagem popular, visando potencializar os movimentos artístico/culturais, além de promover o debate sobre valores e saberes da cultura popular e formação de público e viabilidades para a autossustentabilidade. 

Para o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da SecultBA, Sandro Magalhães,  a iniciativa é resultante através do esforço da SecultBA em realizar ações com consórcios  públicos. “Um dos avanços para consolidar a política de territorialidade da cultura na Bahia é estruturar espaços de governança territorial. Hoje trabalhamos para fortalecer os colegiados de desenvolvimento territorial, e, com essa primeira ação, buscamos sensibilizar e atrair consórcios públicos territoriais para pensar o desenvolvimento dos seus municípios e territórios através, também, da cultura”, analisa Sandro. 

O superintendente destaca que o Governo do Estado da Bahia tem fomentado e incentivado a organização dos consórcios públicos, dentro das ações de planejamento. “A gestão compartilhada é uma alternativa para solucionar eventuais questões por meio de políticas e ações conjuntas. Essa iniciativa é estratégica para o governo estadual e, no âmbito da SecultBA, para promover mais ações culturais no território. Estamos muitos satisfeitos em realizar junto com o consórcio uma ação cultural que envolverá 16 municípios”, reforça. 

Festival Canto do Jacuípe celebrará produção musical na Bahia

Sobre o território de identidade Bacia do Jacuípe - O Território Bacia do Jacuípe, encravado no semiárido baiano, atualmente é constituído por 14 municípios, quais sejam: Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Ipirá, Mairí, Gavião, Pé de Serra, São José do Jacuípe, Serra Preta, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Nova Fátima, Pintadas, Quixabeira,  Riachão do Jacuípe, além dos que estão em processo de incorporação Capim Grosso e Serrolandia, totalizando 16. Foi reconhecido pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial – SDT como território de identidade, por sua identidade sociocultural e por sua proximidade geográfica.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Adriana Jacob
Maria Luísa Gouveia 
FESTIVAL CANTO DO JACUÍPE CELEBRARÁ PRODUÇÃO MUSICAL NA BAHIA FESTIVAL CANTO DO JACUÍPE CELEBRARÁ PRODUÇÃO MUSICAL NA BAHIA Reviewed by Portal do Alto Alegre on 19.11.15 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.