Agricultura familiar comemora resultados do projeto 2ª água no Município de Várzea do Poço


Os resultados do Projeto 2ª Água, desenvolvido pelo Consórcio Jacuípe e executado pela Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia- FATRES no município de Várzea do Poço, semiárido baiano, já indicam que a produção agrícola familiar com uso das tecnologias sociais implantadas é uma excelente alternativa para comunidades rurais em áreas tradicionalmente atingidas por estiagens.

AGRICULTURA FAMILIAR COMEMORA RESULTADOS DO PROJETO 2ª ÁGUA NA BACIA DO JACUÍPE

Em dois anos da implantação do projeto, os resultados são animadores, o que foi colhido nessa etapa, já foi suficiente para consumo e até para vender, nesse sentido, é possível perceber que os objetivos do Projeto 2ª Água vão sendo alcançados, e que a autoestima dos agricultores vai aumentando, abrindo novos horizontes e novas perspectivas de melhoria da qualidade de vida.

O Projeto, tem possibilitado aos agricultores e agricultoras o acesso à água para produção de alimentos voltados para o autoconsumo. O objetivo é garantir segurança alimentar e nutricional, através da implantação de cisterna calçadão e barreiro trincheira familiar para produção de milho, feijão, fruteiras, hortaliças e para criação de animais.

Na propriedade do agricultor senhor Wilson Agatão, beneficiário do projeto, o plantio e a colheita de vários produtos da agricultura de subsistência, como milho, feijão, melancia, além de hortaliças, contrastam com o quadro esperado pela estiagem na região. Seu Wilson, e outros agricultores de comunidades vizinhas usam os alimentos produzindo para o consumo familiar, e também já começam a vender a produção no comércio local, e essa realidade se amplia em muitos outros municípios.


 “Com o projeto, a gente tem como sustentar a casa e ainda dá para vender. Além disso é tudo orgânico, sem veneno, muito mais saudável”, afirmou o produtor rural Wilson.

Para o secretário de agricultura do município Sr. Valter Careca é muito satisfatório ver o resultado gerado pelo projeto e pelas capacitações fornecidas aos agricultores.

“Estamos muito felizes em ver que, o que foi trabalhado nas capacitações do projeto teve impacto muito positivo, e os resultados que estão aí, isso gratifica muito a todos nós e de uma forma especial a nossa gestão” disse Valter Careca.



Fonte: ASCOM Consórcio Jacuípe 
Agricultura familiar comemora resultados do projeto 2ª água no Município de Várzea do Poço Agricultura familiar comemora resultados do projeto 2ª água no Município de Várzea do Poço Reviewed by Portal do Alto Alegre on 14.7.16 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.