Várzea do Poço: Sexta-feira Santa a Paixão de Jesus Cristo e a apresentação da Via-Sacra da Juventude


Penso que toda caminhada feita nesta manhã ao morro rezando e refletindo a Paixão e Morte de cruz de Jesus e as nossas cruzes de cada dia, bem como a liturgia desta noite e a Via Sacra da Juventude, nos ajudou e nos motivou a seguir o exemplo deste Jovem campesino de Nazaré.

Neste ano fomos convidados pela Campanha da Fraternidade a construir uma sociedade nova, na qual os jovens não sejam obrigados a procurar na droga a ilusão da felicidade: a droga que faz da vida do jovem uma droga, que mata a juventude e seus ideais. Que Senhor nos ajude a construir uma nova sociedade nova, onde haja a partilha, a solidariedade, a justiça e o respeito pela dignidade da pessoa humana.



Parabéns queridos jovens pela vossa iniciativa em preparar esta Via Sacra da Juventude. Vocês trazem dentro de si a jovialidade que vem da jovialidade de Jesus jovem e compromissado com a vida em sua totalidade. Deixaram claro que são capazes e trazem o desejo de conhecer, amar e seguir os caminhos que o jovem Jesus nos deixou.
Vamos juntos valorizar e apoiar, dar espaço dentro e fora da Igreja para que os jovens sejam sujeitos, protagonistas, construtores, missionários de uma nova Igreja e sociedade.

“Dizem que o sol, deixou de brilhar
Que as flores mais belas não perfumam mais 
Os jovens teriam deixado de amar 
De crer na esperança de poder mudar 
Que as lutas e os sonhos o vento espalhou 
E que envelheceram as forças do amor
Se fosse assim que digam vocês 
De quem é o rosto que ainda sorri 
De quem é o grito que nos faz tremer 
Defendendo a vida, o modo de ser 
De quem são os passos marcados no chão 
Unindo o compasso de um só coração
Enquanto existir um raio de luz 
E uma esperança que a todos conduz 
Existe a certeza, plantada no chão 
Ternura e beleza não acabarão 
Pois a juventude que sabe guardar 
Do amor e da vida não vai descuidar
O rosto de Deus é jovem também 
E o sonho mais lindo é ele quem tem 
Deus não envelhece, tampouco morreu 
Continua vivo no povo que é seu 
Se a juventude viesse a faltar 
O rosto de Deus iria mudar”

(O mesmo rosto- Jorge Trevisol)




Sexta feira Santa! O que ela tem de santa? O que tem a ver com a natureza, com o cosmos? Com todo o planeta? Com o ser humano? 
Com a Paixão, Crucificação e Morte de Jesus o Planeta, o povo continua sendo crucificado. Pela seca, pela droga, pelo individualismo, pelo egoísmo, violência e outros... Quem são os Judas de hoje que trai o povo com o beijo do desamor da desigualdade social, com a ganância de possuir sempre mais. Deus no seu imenso amor sofre com tantas crucificações, que tanto acontece em nossa realidade atual. Não é esse aí o mundo que Deus quis e quer: o mundo da crucificação... 
Portanto o que tem de Santa a Sexta-feira Santa? Tudo! Tudo se ela for semente de Fé, de Esperança e de Vida!

Por: Manu Lima e Irmã Iraci
Fotos: Antunes Lima / Portal do Alto Alegre
Várzea do Poço: Sexta-feira Santa a Paixão de Jesus Cristo e a apresentação da Via-Sacra da Juventude Várzea do Poço: Sexta-feira Santa a Paixão de Jesus Cristo e a apresentação da Via-Sacra da Juventude Reviewed by Portal do Alto Alegre on 30.3.13 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.