1ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Várzea do Poço


O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea do Poço com apoio da Prefeitura Municipal, realizou nesta terça-feira (25/07/2017) a 1ª Conferência Municipal de Saúde.

O evento foi realizado no Salão Paroquial (Teatro), que teve como tema central, Atenção Primária “Conceitos e Desafios na Gestão Municipal”. Na oportunidade aconteceu também a 1ª Reunião Ampliada de Vigilância à Saúde.


Na abertura do encontro compuseram a mesa de honra, o vice-Prefeito Sodeval Ribeiro, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Thamires Carneiro Lomes, o Presidente do Poder Legislativo Roque de Almeida Lima e Florência Brasileiro representante do Núcleo Regional de Saúde de Jacobina.

Também estiveram presentes o ex-prefeito Paulo José, os vereadores Jackson Gutenberg, Jerfeton Souza Rios, Valdemir Souza Ferreira, Aleandro Oliveira da Paixao, Laertte Oliveira Souza e Mariselma Dultra Mendes Mota, Secretários de Governo, profissionais da saúde, entidades e a participação da sociedade civil.


A Conferência Municipal de Saúde é um fórum de debates entre todos os seguimentos da sociedade, com a finalidade de avaliar a situação da saúde do Município, definir e priorizar as propostas para melhorar a qualidade dos serviços em saúde e a formatação do Plano Municipal de Saúde (PMS), para o quadriênio 2018/2021.

A partir da aprovação do novo modelo de repasse de recurso do Sistema Único de Saúde (SUS), os repasses se darão unicamente baseado no Plano Municipal de Saúde. É por meio da Conferência Municipal de Saúde que o gestor pode ouvir a população de forma ampla e organizada, visando à construção de políticas públicas que deverão compor o Plano Municipal de Saúde e o Plano Plurianual.


A 1ª Conferência Municipal teve início às 8h30min, com o credenciamento e ao decorrer do evento aconteceu à leitura e aprovação do Regime Interno, além de apresentação da rede de serviços e as ações na saúde previstas no plano de governo do município.


Dando seguimento, Florência Brasileiro representante do Núcleo Regional de Saúde de Jacobina, abordou detalhadamente em sua palestra sobre o tema “Vigilância, Proteção e Promoção da Saúde”.


Após o almoço, foram divididos em 05 (cinco) grupos para discutir e elaborar propostas de 07 (sete) EIXOS de acordo com os subtemas e dimensões. 

Os EIXOS abordados pelos grupos foram respectivamente: 

EIXO 1: VIGILÂNCIA, PROTEÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE.
EIXO 2: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE.
EIXO 3: REDE E PROCESSO REGULATÓRIO EM SAÚDE.
EIXO 4: SAÚDE COM INCLUSÃO SOCIAL.
EIXO 5: PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL.
EIXO 6: ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA.
EIXO 7: PLANEJAR, GESTÃO DE RECURSO E INSTRUMENTO DE GESTÃO.

Logo após a realização dos trabalhos em grupos, foi realizada a votação das propostas na Plenária Final.


ASCOM-Prefeitura Municipal de Várzea do Poço
1ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Várzea do Poço 1ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Várzea do Poço Reviewed by Portal do Alto Alegre on 25.7.17 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.