Vacinação contra febre amarela em Itaberaba será reforçada após confirmação de doença em homem


O esquema de vacinação contra a febre amarela foi reforçado em Itaberaba, cidade que fica a cerca de 290 Km de Salvador, depois da confirmação da doença em um homem saiu de São Paulo para passar as férias com a família na cidade baiana. Com o reforço, 40 mil doses da vacina deverão chegar a Itaberaba até a manhã de sábado (13).

O Secretário de Saúde da cidade, João Rodrigues, disse que a vacinação está acontecendo em 18 Unidades da Família, sendo 14 na sede da cidade e quatro na zona rural. Além disso, outro posto foi montado no bairro onde o paciente estava.

"Estamos desde o primeiro momento imbuídos de fazer o controle e, com isso, tentar evitar que transmita ou que tenhamos uma epidemia de febre amarela aqui", disse o secretário.

O coordenador do Núcleo Regional de Saúde, Edy Gomes, informou que a meta é imunizar no município 40 mil pessoas, entre 9 meses e 59 anos de idade. Até o momento, 3,2 mil pessoas já foram vacinadas no município.

"Está abastecido. O estado tem estoque suficiente para cobrir a cidade, e a gente já começou no dia de ontem, oficialmente, a vacinação em massa", afirmou Gomes.

Caso confirmado

Um homem de 49 anos, que é morador da cidade de Taboão da Serra, em São Paulo, está internado no Hospital Couto Maia, em Salvador, com febre amarela. A confirmação foi feita na quinta-feira (11), por meio de exame feito com material do paciente, no Laboratório Central (Lacen), na capital.

Conforme a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), o homem chegou à cidade de Itaberaba no dia 5 de janeiro, já com os sintomas da doença. Ainda segundo a Sesab, trata-se de um caso importado, já que o rapaz começou a apresentar os sintomas no dia 2 de janeiro, antes de chegar à Bahia.

O caso foi informado, inicialmente, ao Núcleo Regional de Saúde de Feira de Santana, que abrange também Itaberaba. Conforme Edy Gomes, o paciente é natural de Itaberaba e chegou à Bahia, de avião, por Salvador. Ele seguiu até a cidade de ônibus, após embarque na rodoviária da capital.

Segundo Gomes, ao chegar em Itaberaba, o rapaz teve uma piora nos sintomas da doença e foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ele esteve no posto de saúde várias vezes, entre o dia 5 e o dia 9 de janeiro, quando apresentou piora no quadro clínico e foi transferido para Salvador.

O estado de saúde do paciente é grave. Ainda de acordo com o coordenador do Núcleo Regional de Saúde de Feira de Santana, o rapaz mora em Taboão da Serra (SP), mas foi para Itaberaba após passar o réveillon em Itapecerica da Serra, também em São Paulo.


Campanha de vacinação

O Ministério da Saúde anunciou na terça-feira (9) que a Bahia vai adotar a dose fracionada da vacina contra a febre amarela, em campanha a ser realizada em oito municípios, de 19 de fevereiro, após o fim do carnaval, até 9 de março. A meta é imunizar 3,3 milhões de pessoas. O dia 24 de fevereiro será o "Dia D" de mobilização. O mesmo procedimento será realizado nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Na Bahia, 2,5 milhões de pessoas serão vacinadas com a dose fracionada e 813 mil com a dose padrão. Os municípios baianos que receberão a vacinação são: Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Candeal, Itaparica, Mata de São João, São Francisco do Conde e Vera Cruz.

Para a campanha de fracionamento da vacina de febre amarela, o Ministério da Saúde informou que vai repassar aos estados 15 milhões de doses fracionadas e 4,7 milhões de doses padrão.

A adoção do fracionamento das vacinas, conforme o Ministério da Saúde, é uma medida preventiva que será implementada em áreas selecionadas, durante período determinado de 15 dias, pelos estados para evitar a circulação e expansão da doença.

Sintomas

A doença se torna aparente de três a seis dias após a infecção, de acordo com o Ministério da Saúde. Os sintomas iniciais são febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maior parte das pessoas apresenta uma melhora após tais sintomas.

Cerca de 20% a 40% das pessoas que desenvolvem a versão mais grave da doença (15% do total de infectados) podem morrer.

Fonte: G1
Vacinação contra febre amarela em Itaberaba será reforçada após confirmação de doença em homem Vacinação contra febre amarela em Itaberaba será reforçada após confirmação de doença em homem Reviewed by Portal do Alto Alegre on 15.1.18 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.